Cachorro com Diarreia: O que pode ser? O que fazer?

Cachorro com Diarreia: O que pode ser? O que fazer?

Cachorro com Diarreia: Os donos de cães muitas vezes se sentem desamparados diante da diarreia de seus cães, porque muitas vezes não entendem a causa real e, o mais importante, não sabem como tratar seu animal de estimação de maneira eficaz.

Todo mundo tem seus pequenos conselhos, mas seu cachorro ainda está com diarreia. Então, na vida real, o que realmente funciona? Quais são as decisões essenciais a tomar para acabar com esta diarreia o mais rápido possível?

Qual é o melhor tratamento, ou o melhor remédio natural para dar ao seu cão e, claro, como protegê-lo de qualquer recorrência, garantindo que a diarreia não volte?

banner xobafinho

Cachorro com Diarreia: O que você precisa saber

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diarreia é a emissão de fezes moles ou aquosas, ou com frequência anormal. A diarreia pode ser aguda ou crônica.

A diarreia aguda é definida pelo seu início súbito. Ele ataca levemente, mas seus efeitos desagradáveis ​​desaparecem rapidamente. Os sintomas agudos geralmente duram apenas alguns dias, no máximo 2 semanas.

A diarreia aguda em cães pode ocorrer após uma mudança repentina na dieta, intoxicação alimentar ou outra intoxicação, o fato de ter comido certas frutas ou vegetais, um efeito colateral de medicamentos (vermífugo, antibiótico, cortisona, etc.), insolação (especialmente por longos períodos - raças com pelo), etc.

A diarreia do animal torna-se crônica quando dura mais de 2 ou 3 semanas. É na diarreia canina crónica que os donos perguntam “porque é que o meu cão tem sempre diarreia?”. As causas são múltiplas, como veremos na seção sobre as causas e origens mais frequentes.

Os diferentes tipos de diarreia em cães e suas especificidades

Diarreia com sangue nas fezes do cachorro

A presença de sangue nas fezes muitas vezes indica danos inflamatórios na parede intestinal. Em casos mais raros, pode apontar para um tumor.

Observe que uma pequena presença de sangue nas fezes do cão, na forma de fluxo(s) de sangue, também com muco (substância pegajosa nas fezes) pode muitas vezes levar à inflamação após alimentos com ou sem cereais contendo certos vegetais ou frutas.

Se você não sabe, dar certos vegetais ou frutas pode levar a uma inflamação severa do revestimento intestinal, como uma simples banana, onde vemos frequentemente cães indo para o pronto-socorro.

Cachorro com Diarreia amarela

As fezes amareladas ou diarreia amarela em cães são frequentemente características de um parasita. Nesse caso, as fezes ficam mais ricas em lipídios por causa de sua má digestão ligada aos parasitas e podem adquirir uma coloração amarela.

EMERGÊNCIAS: No caso de coccidiose, deve-se ter cuidado com os filhotes que podem sofrer desidratação rapidamente. Será necessário agir muito rapidamente porque esta parasitose pode ser fatal para ele se não reagirmos a tempo.

Diarreia com muco em cães

Se for uma diarreia mucosa, com fezes mucosas com tendência opaca, com vestígios de cor verde, com presença ou não de sangue nas fezes e continuam moles, pode ser Giardíases (parasita da Giardia).

No entanto, também pode ser um efeito colateral após irritação intestinal intensa e crônica que é frequentemente encontrada em cães que comem vegetais ou ração com ou sem cereais contendo ervilhas, grão de bico, lentilhas, etc. batata, batata doce, etc…

banner limpatinha

Cachorro com diarreia: Quais são os sintomas?

Os principais sinais clínicos que podem ser observados na diarreia em cães e cachorros são os seguintes:

  • Fezes moles em cães, mal-formadas, mesmo aquosas;
  • Um aumento na frequência de emissão de fezes;
  • Desidratação em casos de diarreia severa em cachorros;

A diarreia em cachorros pode colocá-los em risco rapidamente devido à desidratação que causa. O primeiro sintoma de desidratação severa em um filhote de cachorro será o fato de que a pele perde sua “elasticidade”, ela permanece presa quando beliscada com força.

A prega de pele assim formada leva alguns segundos para desaparecer. Neste caso, consulte rapidamente o seu veterinário.

Sinais e condições onde você deve sempre ir ao seu veterinário

Em alguns casos, os sintomas de diarreia devem ser objeto de uma visita de segurança ao veterinário, especialmente quando:

  • A diarreia ocorre em um cachorro com menos de 6 meses de idade (risco de desidratação rápida)
  • Ou em um cão com peso inferior a 5-7 kg (risco de desidratação rápida)
  • A diarreia afeta um cão idoso,
  • Ou um cachorro que já sofre de uma doença crônica,
  • Você percebe uma febre em seu cachorro,
  • Ou uma presença significativa de sangue nas fezes (sinal de sangue vermelho não digerido de hemorragia digestiva inferior [intestino e cólon] ou sinal de sangue preto digerido de hemorragia digestiva alta),
  • Ou se os sintomas persistirem por mais de 48 horas.

Causas de diarreia em cães

1. Cereais

Os cereais são frequentemente incorporados em grandes quantidades na ração de nossos cães. Os croquetes em grande escala geralmente contêm 50-60% de cereais. Os croquetes premium geralmente contêm de 40 a 45% de cereais.

Sendo frequentemente apontado, vários fabricantes embarcaram na ração sem grãos, que significa ração de "vegetais e frutas". Acontece que os cães não comem mais vegetais do que grãos na natureza.

No final, esses vegetais têm repercussões negativas na saúde dos nossos animais. Na verdade, os cães começam muito rapidamente a ter fezes amolecidas ou diarreia.

2. Dieta inadequada

É verdade que, quando a dieta não é adaptada, acabamos por ficar com cães que têm problemas digestivos constantemente e que sempre têm diarreia (diarreia canina crónica) ou muitos outros problemas de saúde que surgem.

Evite subprodutos animais! Todos os subprodutos animais de carne, peixe, aves, suínos e ruminantes podem entrar na cadeia de produção de alimentos secos para animais de estimação.

Além disso, evite todos os subprodutos vegetais, estes são realmente resíduos vegetais impróprios para consumo humano e, portanto, não comestíveis, como cascas, caules de abacaxi, etc.

Por fim, e isso é obviamente muito difícil de detectar quando vemos a falta de informação nos rótulos dos nossos sacos de ração, devemos estar atentos à qualidade das proteínas e gorduras utilizadas.

3. Uma mudança repentina na comida

A flora intestinal de nossos cães é frágil e sensível a uma mudança repentina na alimentação, que frequentemente leva a uma diarreia aguda transitória que dura vários dias. Muitas vezes, os proprietários querem experimentar uma nova ração e não pensam em fazer a transição da antiga para a nova.

4. Efeitos colaterais de medicamentos

A relação entre diarreia e medicamentos nem sempre é clara. No entanto, muitos medicamentos podem causar fezes amolecidas ou diarreia e outros distúrbios. Dentre essas drogas que podem ser causa de distúrbios do trânsito e fezes moles em cães, destacamos principalmente os corticosteroides e os antibióticos.

Observe que vermífugos também podem causar diarreia, pelo menos enquanto os toma. O trânsito intestinal deve voltar ao normal muito rapidamente nos primeiros dias após o fim da vermifugação.

5. Parasitose

Os parasitas intestinais irritam a parede intestinal e costumam ser a causa da diarreia em cães. Mas TENHA CUIDADO, o seguinte deve ser compreendido. O aparecimento de parasitas é o resultado de um enfraquecimento da imunidade do cão ou das defesas intestinais naturais após uma dieta de má qualidade ou inadequada para sua dieta carnívora original.

6. Envenenamento

Alimentos, medicamentos ou outros produtos ou substâncias químicas, também presentes na água. Este envenenamento geralmente resulta em gastroenterite real em cães com sintomas de vômito, diarreia e perda súbita de apetite. Geralmente dura 2 ou 3 dias.

banner mijaki e akino

Aqui está como parar a diarreia em seu cão em 4 PASSOS essenciais!

Meu cachorro está com diarreia, o que devo fazer? Que tratamento escolher no caso de diarreia do seu cão, como agir de forma eficaz, rápida e sobretudo para evitar recorrências?!

Como prometido, aqui estão 4 PASSOS PRINCIPAIS que comprovadamente funcionam:

PASSO 1

O primeiro passo é remover a causa ou origem da diarreia em seu cão, que muitas vezes é uma dieta irritante e não adaptada ao trânsito intestinal do cão. Como já mencionado, são alimentos ricos em vegetais e frutas ou alimentos ricos em proteínas de má qualidade.

PASSO 2

Diante da diarreia, você deve fazer seu cão jejuar sistematicamente por 24 horas estritas! Ele simplesmente terá o direito de beber água. Essa noção de uma dieta de 24 horas é essencial para aliviar rapidamente o intestino do seu cão.

Se a causa for comida, também os ajudará a fazer a transição para uma alimentação melhor. Essa nova dieta será obrigatória se você não quiser ter uma recaída em uma nova fase de diarreia.

Acontece que os cães podem suportar uma ração de qualidade média por um tempo, até que o corpo não consiga mais suportá-la e a partir desse momento, ele não a aceite mais e é muito melhor porque sua saúde está em jogo.

PASSO 3

No 2º dia, o cão pode comer meia porção, mas você terá o cuidado de dar-lhe a ração de qualidade adaptada às suas reais necessidades biológicas e naturais.

PASSO 4

No 3º dia o seu cão pode finalmente comer uma porção normal como de costume. Mas tome cuidado para adaptar bem a ração à sua nova ração, é uma observação, se for realmente uma ração de melhor qualidade então será necessário dar 25 a 40% menos que as antigas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado! Não deixe de compartilhar se gostou. Para mais informações sobre pets, acompanhe nosso Blog! Até a próxima!