Cachorro pode comer manga? Faz mal? O que acontece?

Cachorro pode comer manga? Faz mal? O que acontece?

Cachorro pode comer manga? A manga é considerada uma das frutas mais saborosas e suculentas. Não importa como você coma, ainda é uma delícia para a maioria. Para o seu cão é a mesma coisa, esta fruta contém muitas virtudes benéficas, mas tome cuidado com a quantidade!

Neste artigo, entenda melhor.

Quais são os benefícios ou perigos da manga para o seu cão?

Seu cachorro pode comer manga sem problemas. Na verdade, essa fruta é muito boa e de fácil digestão. É um excelente suplemento alimentar, pois é composto por vitaminas (A, E, C, B6).

A manga também é fonte de potássio, beta e alfa-carotenos. Nesse sentido, pode fortalecer o sistema imunológico do seu animal. Também fornece fibras importantes para o seu sistema digestivo.

Este alimento contém antioxidantes que protegerão seu cão contra doenças. A manga fornece ácido fólico, que promove a produção de glóbulos vermelhos. Ajudará o seu cão a manter o corpo bem hidratado, pois fornece água.

Dito isso, a manga continua sendo um alimento autorizado para cães, mas tome cuidado para não dar muito sob o risco de criar indigestão no animal. Além disso, lembre-se de remover o caroço da manga, pois apresenta sérios riscos.

Não só o seu cão pode engasgar-se, mas também contém cianeto. Isso porque, se a fruta for inofensiva, o caroço pode ser muito prejudicial para o seu cão.

banner limpatinha

Quanta manga pode dar ao seu cachorro?

Antes de dar manga ao seu cão, lembre-se de remover o caroço e a pele. Além disso, a fruta deve estar bem madura! Por favor, nunca alimente seu cachorro com manga verde.

Na prática, corte a manga em pedaços pequenos para evitar qualquer risco de asfixia. Pequenas quantidades serão suficientes para o cão obter o suficiente das vitaminas e outros nutrientes encontrados na manga.

A proporção ideal é de 2 a 3 pedaços para cães de raças pequenas. Para cães de raças médias, 4 pedaços podem ser suficientes. A quantidade recomendada para raças grandes é de 5-6 cubos.

Além disso, lembre-se de que, apesar de todos os seus benefícios, a manga contém açúcar. Portanto, não é aconselhável administrá-lo com frequência. Uma ou duas vezes por semana é o suficiente, especialmente se seu cão for predisposto à obesidade.

Meu cão comeu caroço da manga, e agora?

Se o seu cão engoliu uma manga inteira, incluindo o caroço, entre em contato com o veterinário o mais rápido possível para que ele seja examinado. Mesmo que tenha passado pela garganta sem sufocá-lo, existe o risco de ficar preso no intestino. Se não for removido, seu cão terá problemas de saúde como diarreia, vômitos ou falta de apetite.

Existem muitas outras frutas que são boas para o corpo do seu cão. Você pode dar morangos, abacaxi, banana, framboesa ou tâmaras. Essas frutas são seguras para o seu cão. Você fará a escolha de acordo com seus gostos. No entanto, seja qual for a fruta, permita que seu cão viva uma vida rica e saudável.

Em pequenas quantidades e devidamente preparada, esta fruta tropical pode fazer bem à saúde do seu animal de estimação.

Manga não é tóxica para cães

Os cães são perfeitamente capazes de digerir certas frutas, como manga (mas também morango, abacaxi, banana, etc.). A manga também é rica em vitaminas (Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina E …) que podem complementar a dieta do seu cão!

A manga é, portanto, um alimento autorizado, cujo sabor doce seu pet sem dúvida apreciará - mas, como acontece com todas as comidas, tome cuidado para não lhe dar muita manga para evitar indigestão!

banner xobafinho

Uma fruta permitida, mas cuidado com o caroço!

Seu cão pode comer manga, mas tome cuidado para remover o caroço! Além de apresentar risco de asfixia para o cão, também contém cianeto. Se a fruta em si for inofensiva, o caroço pode ser muito prejudicial para o seu cão. Em caso de ingestão acidental, chame um veterinário imediatamente.

Além desse cuidado, lembre-se também de remover a casca (mais difícil de digerir). Corte em pedaços pequenos e não dê ao seu pet muito de uma vez, especialmente se ele não está acostumado a comer frutas.

Cachorro pode comer manga? Potenciais problemas de saúde

Ocasionalmente, as alergias à manga ocorrem em humanos, mas em cães são extremamente raras. Geralmente não há problema se você der um pedaço de manga para o seu cão, mas se a manga não for descascada ou se o seu cão estiver ingerindo o caroço da fruta, isso pode ser motivo de preocupação.

Quantidades excessivas de manga podem causar vômitos e diarreia nos pets, como qualquer alimento em quantidade suficiente. Assim, esta fruta deve ser introduzida sempre de forma gradual e alimentada com moderação.

Uma vez que são naturalmente ricos em açúcar, os cães diabéticos e com excesso de peso devem receber quantidades muito pequenas ou evitá-las!

Além disso, as cascas de manga são extremamente duras e podem não ser digeridas no estômago do seu cão, e o caroço pode causar uma obstrução ou representar um risco de asfixia.

Se o seu cão acidentalmente tiver casca de manga ou caroço de manga, ele pode passar pelo trato digestivo do seu cão sem problemas, mas você deve observá-lo para quaisquer mudanças no comportamento. Se você perceber letargia, diminuição do apetite, vômitos ou diarreia, entre em contato com o seu veterinário.

banner mijaki e akino

Sugestões de como o cachorro pode comer manga

Se seu cão é um grande fã de manga, você pode desidratar a fruta para fornecer uma guloseima mais mastigável, picante e mais duradoura que pode ser usada durante os treinos.

Quando secos assim, eles podem ser mantidos no bolso sem bagunçar ou ficar pegajosos. Você também pode congelar tiras de manga ou misturá-las em um picolé tipo smoothy. É uma opção perfeita como um deleite refrescante e hidratante em um dia quente.

Contanto que você descasque a manga madura e remova o caroço, é seguro compartilhar um pequeno pedaço dessa fruta deliciosa e nutritiva com seu cão.

Não é apenas a manga que pode ser uma guloseima saudável e nutritiva para o seu cão. Existem muitas outras frutas e vegetais que podem ser alimentados ao seu cão com moderação.

Existem também alguns que devem ser evitados completamente. Cebola, alho e uvas são apenas alguns exemplos de frutas e vegetais que são alimentos tóxicos para cães!

Sempre se informe antes de oferecer qualquer alimento ao seu amigo peludo!

Esperamos que este artigo tenha ajudado! Não deixe de compartilhar se gostou. Para mais informações sobre pets, acompanhe nosso Blog! Até a próxima!