Guia Completo sobre o Gato Siamês

Guia Completo sobre o Gato Siamês

O gato siamês, lendário gato sagrado dos reis de Sião, fascina tanto pela elegância como pelo sublime olhar da Riviera. O que acima de tudo distingue esta raça é o seu profundo apego ao seu mestre. Não se surpreenda ao vê-lo seguindo você por toda parte ou ouvi-lo “conversando” longamente com você!

Neste artigo, saiba tudo sobre essa raça tão popular, bem como suas necessidades.

banner limpatinha

Origem

Tailândia

Tamanho

O tamanho do gato siamês é médio a grande. Sua silhueta é esguia (ou oriental), ou seja, o gato siamês tem um corpo esguio e bem musculoso.

Peso

De 2,5 kg a 5kg libras para o macho e menos de 4kg para a fêmea.

Esperança média de vida

Entre 8 e 12 anos.

Cor dos olhos

Sempre azul, amendoado.

Tipo de cabelo

Curto, liso e brilhante.

Variedades de gatos siameses

Existem 4 variedades de siamês: inglês, tailandês, americano e cabeça de maçã. O gato siamês inglês é a variedade mais comum. Tem um corpo esguio, musculatura bem desenvolvida, pernas longas e esguias, uma cabeça alongada em forma de triângulo e uma cauda fina e pontiaguda. Suas orelhas são grandes, abertas e inseridas baixas nas laterais do crânio.

O tailandês siamês foi desenvolvido a partir do siamês inglês. Os criadores queriam recriar o siamês original, ou seja, aquele trazido da Tailândia pela primeira vez. Também chamado de “siamês antigo”, o gato siamês tailandês tem cabeça mais redonda e orelhas mais curtas do que o siamês inglês. Sua cauda é mais grossa.

O siamês americano é o mais magro das variedades siamesas. Particularmente magro e esguio, ele tem orelhas muito grandes e cabeça delgada. Seu nome vem do fato de ter sido criado por criadores americanos, que queriam reproduzir todos os atributos comuns dos gatos orientais (ex: orelhas de Sphynx, corpo do oriental). Sua criação foi fortemente inspirada nos gatos do antigo Egito. O siamês americano é vendido por um preço alto e é muito procurado nas feiras de gatos.

Finalmente, o Siamês Apple Head ou cabeça de maça é o culminar do trabalho de criação do siamês original pelos criadores. É idêntico ao antigo siamês, que vivia nas florestas da Tailândia. Sua cabeça redonda suporta orelhas pequenas e seu corpo é atlético. Seu pelo costuma ser ligeiramente listrado ou salpicado.

Características físicas do gato siamês

Embora a aparência do gato siamês difira marcadamente pela variedade, existem algumas características que são compartilhadas por toda a raça. Uma peculiaridade do gato siamês são seus grandes olhos azuis amendoados.

Azul é a única cor permitida pelo padrão para seus olhos. Suas orelhas são geralmente grandes, abertas e inseridas baixas nas laterais do crânio. A pelagem do gato siamês é curta, rente ao corpo, lisa e lustrosa.

Seu pelo apresenta um contraste interessante; a cor de seu corpo é pálida enquanto a de suas extremidades é escura (orelhas, cauda e ponta das pernas). O tom mais escuro cobre o rosto do gato siamês, formando uma máscara que se alarga à medida que o gato cresce.

Possuindo um gene albino, todos os gatinhos siameses nascem completamente brancos. Eles adquirem sua cor final por volta de 1 ano de idade e escurecem com a idade. A raça vem em cerca de vinte pelagens diferentes. A pelagem mais comum: Seal Point, quando as orelhas, pernas, cauda e rosto são marrom-escuros e o corpo bege-creme.

banner xobafinho

Origens do gato siamês

A origem do gato siamês remonta a 1350, de acordo com um manuscrito descoberto no Sião, atual Tailândia. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não é do Egito.

Os governantes do Sião reverenciavam os siameses por sua beleza e pelo papel de guardião que desempenhavam; qualquer um que ousasse capturar um siamês incorreria sistematicamente na pena de morte. Isso explica por que a raça não migrou para a Europa até o início do século XIX.

Foi o cônsul geral britânico Owen Gould quem conquistou dois casais siameses pela primeira vez em Bangkok. Um pouco mais tarde, o rei do Sião teria dado gatos siameses ao francês Auguste Pavie.

Os gatinhos nascidos do casal siamês adquirido por Owen Gould foram apresentados na exposição realizada no Crystal Palace em Londres em 1885. Eles despertaram toda a inveja, garantindo assim o futuro da raça.

O primeiro siamês em solo americano também vem de um presente oferecido pelo rei do Sião a um amigo. Na virada do século, criadores americanos importaram siameses do Reino Unido, França, Japão e Sião e desenvolveram a raça. Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que a popularidade do gato siamês realmente começou a decolar. Hoje, o gato siamês é a quarta raça de gato mais popular na América;

A aparência do gato siamês evoluiu muito desde o seu surgimento. A cabeça, originalmente redonda, alongou-se devido aos cruzamentos da raça com assuntos orientais. Além de alongar a cabeça, essas cruzes aumentaram as orelhas e aprimoraram a silhueta.

Assim, o gato siamês passou de uma morfologia de linha média para alongada. Além disso, foram encontradas gravuras antigas que revelam que os siameses costumavam ter um pelo listrado com pontas escuras, característico dos gatos selvagens. Isso sugere que a corrida viria da selva.

Comportamento e traços de caráter do gato siamês

Um dos principais traços do gato siamês é que ele é muito apegado ao dono. O motivo: este gato desenvolve um apego ao humano, em vez de um território. Normalmente, ele escolhe uma pessoa da casa e nunca sai dela. Assim, ele tende a seguir seu dono onde quer que vá.

Muito carinhoso, até invasivo, o gato siamês não suporta a solidão e exige uma devoção sem limites de seu dono. Se ele for deixado sozinho com muita frequência ou por longos períodos de tempo, ficará profundamente infeliz.

Como um cão, os siameses defenderão seu dono se sentirem perigo. Embora leal e devoto ao dono, o gato siamês é possessivo e facilmente provará ciúme se coabitar com outro animal.

Ele também é um gato particularmente inteligente. Ele vem assim que é chamado e entende rapidamente as proibições. Com o treinamento, seu dono pode até ensiná-lo a andar na coleira e fazer todos os tipos de truques. Mas cuidado, essa inteligência também pode levá-lo a fazer coisas ruins.

O gato siamês é cheio de energia e muito brincalhão. Graças à sua grande agilidade, não hesitará em correr e saltar por todo o lado para alcançar a sua presa imaginária. Para ocupá-lo e evitar estragos, o ideal é deixá-lo com brinquedos por toda a casa. Também é aconselhável dar uma educação firme e justa para que aprenda as regras a serem respeitadas.

O gato siamês é adequado para você?

Espaço necessário

O gato siamês é um gato ativo e atlético. Ele é um excelente saltador e escalador. Assim, ele ficará feliz em um espaço amplo e aberto. Como os siameses adoram alturas, uma árvore para gatos é altamente recomendada em seu ambiente. Isso impedirá que suba em móveis ou cortinas.

Além disso, ele será capaz de fazer suas garras neste poleiro em vez de no sofá!

O dono ideal

O gato siamês é muito apegado ao dono, até depende dele. Para ser feliz, ele precisa fundamentalmente de um mestre dedicado e presente.

Seu dono deve dar bastante carinho e dedicar algum tempo para brincar com ele. É ideal para solteiros ou idosos, oferecendo-lhes companhia e atenção sólidas.

O gato siamês é mais ou menos compatível com a presença de crianças pequenas, porque não gosta de ser “chateado” ou tratado com desrespeito.

banner mijaki e akino

Importante!

Devido à sua morfologia esguia e muscular, os siameses ganham peso com facilidade. Por exemplo, podem ganhar peso visivelmente após um único dia comendo demais. É imperativo observar sua dieta com cuidado, especialmente porque suas pernas longas e finas não são feitas para suportar um corpo muito gordo.

Para considerar no gato siamês

Pontos positivos

  • Companheiro muito carinhoso e dedicado ao seu dono
  • Gato inteligente, que entende rápido e é fácil de treinar
  • De fácil manutenção
  • Pelagem exclusiva, que vem em várias variedades de cores

Pontos negativos

  • Gato dependente, o que requer muita atenção
  • Não tolera a solidão; ele se deixará murchar se sentir que seu dono o está abandonando
  • Gato hiperativo, que tende a pular e subir em qualquer lugar
  • Possessivo, facilmente ciumento em relação a outros animais

Em resumo

O gato siamês é sem dúvida o mais famoso dos gatos domésticos; a sua elegância e carácter à parte tornam um companheiro com muitas qualidades. Desde que saibamos respeitar sua personalidade forte e seus desejos às vezes caprichosos, o siamês nunca decepciona seu mestre, de quem é muito próximo, e dedica um carinho infinito à sua família.

Conhecido por ser muito comunicativo com os humanos, às vezes fala demais: esse é o seu único defeito! Esperamos que você tenha aprendido tudo precisa saber sobre este sofisticado príncipe dos gatos, que não deixará de surpreendê-lo com sua inteligência, sua beleza e seu temperamento alegre!

Esperamos que este artigo tenha ajudado! Não deixe de compartilhar se gostou. Para mais informações sobre pets, acompanhe nosso Blog! Até a próxima!