10 raças de cachorro pequeno: Os mais famosos

10 raças de cachorro pequeno: Os mais famosos - Limpatinha

Os cães pequenos são muito populares e frequentemente estão em alta demanda por vários motivos. Em primeiro lugar, pela sua facilidade de transporte, já que as raças de cachorro pequeno podem ser colocadas em bolsas ou porta-bagagens e acompanha- lo onde for.

Além disso, esses pets não requerem muito espaço e são adequados para pequenas casas. Não vamos esquecer que os cães pequenos precisam de menos comida também. Apesar dessas vantagens, podem, no entanto, ser tão exigentes quanto qualquer outro animal. Talvez até mais!

Raças de cachorro pequeno normalmente tem uma forte personalidade, o que nem sempre é fácil de gerenciar pelos donos. Se você adora cães de pequeno porte, selecionamos neste artigo as 10 raças de cães de pequeno porte mais famosas. Confira!

banner limpatinha

Raças de Cachorro Pequeno

1. Yorkshire Terrier

O Yorkshire é uma versão fofa do Terrier. Yorkshires são animados e curiosos, física e mentalmente rápidos e muito viscosos. Embora às vezes possam ser um pouco dominadores com outros cães, especialmente os mais velhos, os Yorkies se dão bem com outros animais de estimação, mas não são muito amigos das crianças, devido à sua fragilidade.

2. Dachshund (salsicha)

Curioso, animado, fascinante e corajoso. O Dachshund é um cão pequeno muito brincalhão, leal e amigo da família. É uma raça muito famosa entre os cães pequenos.

Ele geralmente se dá bem com outros animais de estimação, embora possa se tornar ciumento e possessivo com seus brinquedos e alimentos.

3. Poodle

O Poodle é um cão inteligente, atlético, elegante e enérgico. Ideal para competições de agilidade (pista de obstáculos), pois possui muita força e graça.

Ele precisa de estímulo mental e físico constante para ser feliz. Além disso, precisa de exercícios diários e muito companheirismo. Poodles sofrem de solidão e ansiedade de separação se for deixado muito sozinho.

Não deixe de conferir também sobre o Poodle Gigante aqui no nosso Blog.

4. Shih tzu

Essa raça de cachorro pequeno tem um temperamento gentil, mas ao mesmo tempo muito orgulhoso e teimoso. No entanto, os Shih Tzu são menos exigentes e inquietos do que a maioria dos cães pequenos.

Ele é um cão forte, apesar de seu tamanho. Além de ser animado e gostar de brincar
no quintal – não precisa de muito exercício.

5. Schnauzer Miniatura

É difícil descrever uma personalidade típica desta raça. Alguns podem ser sérios e desconfiados, outros extrovertidos e alegres, outros ainda tímidos e assustadores. Alguns são muito parecidos com os terriers: exuberantes, teimosos e muito, muito enérgicos.

Por outro lado, você pode ter a sorte de um Schnauzer mais calmo e gentil!

6. Chihuahua

O chihuahua é um cachorrinho cômico, engraçado e leal. Eles são cheios de personalidade, muitas vezes excêntricos e extravagantes. O temperamento de um chihuahua depende muito dos genes herdados de seus pais ou avós.

No entanto, a socialização e a educação são extremamente importantes. Como você o reproduz determinará o resultado.

7. Pug

Às vezes brincalhão e palhaço. Às vezes, calmo e gentil. Sempre robusto e estável, de bom humor e feliz. Assim é o Pug!

Embora muito pacífico, o Pug late com insistência quando chegam estranhos. Ele é um cão de guarda, às vezes vigilante demais. Além disso, vale lembrar que é uma raça com frequente problemas respiratórios, devido a uma má formação do focinho.

8. Spitz alemão (Lulu da Pomerânia)

O Lulu da Pomerânia é curioso por natureza, arrogante no comando, ousado, imponente e animado. É um doce curioso, de olhos vivos, que gosta de controlar tudo o que acontece à sua volta. Ele é muito cauteloso com estranhos que raramente encontra.

9. Boston terrier

Alguns são calmos e respeitosos, outros são teimosos e difíceis de lidar. Em geral, o Boston Terrier é um cachorrinho simpático, muito charmoso. Jogar e correr atrás da bola são (normalmente) duas de suas paixões.

10. Maltês

O Maltês é um dos cachorrinhos mais inteligentes e amáveis de raça pequena que você encontrará. Ele é brincalhão e muito inteligente, mas não requer muitos exercícios ao ar livre.

Para cães maiores, pode ser considerado um alvo fácil, por isso deve ser sempre mantido na coleira e constantemente verificado no caso de um encontro próximo com outro cão.

banner xobafinho

Raças de cachorro pequeno são ótimas para guarda

O cão é antes de tudo um companheiro e um membro da família. Mas, para alguns, a capacidade de um cão manter uma casa e alertar em caso de perigo também é um fator importante na escolha da raça ideal.

E quem disse que você precisa de um cachorro grande para isso? Não há necessidade de Dogue de Bordéus ou Rottweiler. Além disso, esses cães cochilam com mais frequência do que ficam de guarda. Algumas raças de cães pequenas são cães de guarda muito bons porque têm uma natureza alerta, um senso de proteção e são muito vocais.

Raças de cachorro pequeno: Quais são as vantagens?

Frequentemente, adotar um cachorro pequeno acaba sendo a melhor solução por uma série de razões:

  • Eles não precisam de uma grande área para viver felizes, alguns inclusive aceitam muito bem a vida em apartamento.
  • São facilmente transportáveis: os cães pequenos têm a vantagem de ser menos volumosos. Você pode comprar uma pequena bolsa de transporte, o que tornará a viagem mais conveniente.
  • Eles custam menos: o orçamento de ração para cães pequenos permanece acessível, assim como seus acessórios. Já a arrumação pode ser feita por conta própria, sem bagunçar a casa toda e gastar muito dinheiro.

Raças de cachorro pequeno: Como educar?

Em geral, os cães pequenos são conhecidos por serem muito ativos, inteligentes e também muito fofinhos. São também muito brincalhões, atléticos e dóceis, motivo pelo qual são companheiros perfeitos para as crianças.

Por todas essas razões, os cães pequenos precisam ser educados de forma gentil e firme. Eles também precisam ser socializados desde tenra idade!

Não hesite em recorrer a um educador ou clube canino para a formação educacional do seu cão. Estas aulas permitirão a ele praticar uma atividade física, bem como criar uma relação fusional com o seu companheiro de quatro patas.

Quais são os requisitos dietéticos para um cão pequeno?

Os cães pequenos comem menos do que os cães grandes, mas a qualidade da comida é melhor. Na verdade, eles têm um metabolismo rápido devido a seus estômagos pequenos.

Deve ser lembrado que cães pequenos vivem mais (mais de 15 anos) do que cães de médio e grande porte e estão mais expostos aos efeitos da velhice. É preciso cuidar do seu equilíbrio alimentar e não lhe dar guloseimas fora das refeições.

Aviso: tendemos a querer estragá-los oferecendo petiscos além da conta, mas essa prática só prejudica o seu comportamento e a sua saúde.

Esperamos que este artigo tenha ajudado! Não deixe de compartilhar se gostou. Para mais informações sobre pets, acompanhe nosso Blog! Até a próxima!